A palavra que caracteriza as redes virtuais é
“relacionamentos”.
As plataformas de internet estão a todo momento impulsionando
os internautas a relacionarem-se entre si. Os mecanismos eletrônicos de
pesquisa detectam qualquer movimento. Quando isso ocorre nas redes sociais
virtuais, o sistema entende e fomenta relacionamentos múltiplos. Se você gosta
de carros e contata pessoas afins, imediatamente aparecem links e propagandas
relacionados a automóveis. Quanto mais o internauta interage, mais é
“valorizado”. Estas aspas significam que somos potenciais consumidores do
produto “redes sociais virtuais”.
É aqui que mora um dos perigos e também é
onde está o maior desafio. Não conheço alguém que busque relacionar-se mais do
que o jovem. As redes estão repletas deles e vemos que têm os mais diferentes
interesses. Mas uma coisa é comum a todos: querem construir relações e chamarem
atenção ! Neste cenário, a velocidade e as possibilidades de relacionamentos
são quase que ilimitadas, fazendo com que novas e inusitadas modalidades de
relações apareçam e se multipliquem rapidamente, o que está causando e causará
profundas mudanças sociais.
Para mim, é muito forte a imagem de Jesus,
articulando redes em seu tempo. Estudos prévios são importantes, mas não há
como articular as juventudes pelas redes virtuais sem fazer uma viajem por esse
seu mundo, realizando uma paulatina e perene inculturação. Só ai podemos
começar a entendê-los, participar das suas relações, sermos um deles e
cativá-los ! Assim, não seremos mais “qualquer um” entre as várias pessoas que
aparecem de forma superficial e tão volátil quanto uma gota d´água que cai
sobre uma panela quente. Seremos únicos para eles, podendo nos tornar até mesmo
referências.
A força do Evangelho deve fazer com que nós, trabalhadores da
vinha do Senhor, tenhamos fé nisso ! Foi isso que Cristo fez. Não trilhar tal
caminho é uma perigosa omissão. Vamos nos relacionar com os jovens de forma
pura e desinteressada, agindo como missionários(as) que muitas vezes passam
desapercebidos, mas que marcam e ficam em seus corações a cada curtição no
facebook, a cada comentário no youtube, a cada postagem ou publicação que lhes
toca o coração. Se assim não fizermos, outros farão, ocupando espaços e “captando”
jovens, como potenciais consumidores que são.
Vinicius Gonzales - missionário leigo, advogado e coordenador de projetos sociais das SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo.
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