segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Nós, jovens, e as redes sociais





A palavra que caracteriza as redes virtuais é “relacionamentos”.

As plataformas de internet estão a todo momento impulsionando os internautas a relacionarem-se entre si. Os mecanismos eletrônicos de pesquisa detectam qualquer movimento. Quando isso ocorre nas redes sociais virtuais, o sistema entende e fomenta relacionamentos múltiplos. Se você gosta de carros e contata pessoas afins, imediatamente aparecem links e propagandas relacionados a automóveis. Quanto mais o internauta interage, mais é “valorizado”. Estas aspas significam que somos potenciais consumidores do produto “redes sociais virtuais”.

É aqui que mora um dos perigos e também é onde está o maior desafio. Não conheço alguém que busque relacionar-se mais do que o jovem. As redes estão repletas deles e vemos que têm os mais diferentes interesses. Mas uma coisa é comum a todos: querem construir relações e chamarem atenção ! Neste cenário, a velocidade e as possibilidades de relacionamentos são quase que ilimitadas, fazendo com que novas e inusitadas modalidades de relações apareçam e se multipliquem rapidamente, o que está causando e causará profundas mudanças sociais.

Para mim, é muito forte a imagem de Jesus, articulando redes em seu tempo. Estudos prévios são importantes, mas não há como articular as juventudes pelas redes virtuais sem fazer uma viajem por esse seu mundo, realizando uma paulatina e perene inculturação. Só ai podemos começar a entendê-los, participar das suas relações, sermos um deles e cativá-los ! Assim, não seremos mais “qualquer um” entre as várias pessoas que aparecem de forma superficial e tão volátil quanto uma gota d´água que cai sobre uma panela quente. Seremos únicos para eles, podendo nos tornar até mesmo referências.

A força do Evangelho deve fazer com que nós, trabalhadores da vinha do Senhor, tenhamos fé nisso ! Foi isso que Cristo fez. Não trilhar tal caminho é uma perigosa omissão. Vamos nos relacionar com os jovens de forma pura e desinteressada, agindo como missionários(as) que muitas vezes passam desapercebidos, mas que marcam e ficam em seus corações a cada curtição no facebook, a cada comentário no youtube, a cada postagem ou publicação que lhes toca o coração. Se assim não fizermos, outros farão, ocupando espaços e “captando” jovens, como potenciais consumidores que são.


Vinicius Gonzales - missionário leigo, advogado e coordenador de projetos sociais das SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário