Hoje, 23 de julho é o início oficial da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, com a cerimônia de abertura, presidida pelo Arcebispo Dom Orani Tempesta, na praia de Copacabana. A partir das 16h tem início o ato central com apresentações musicais, a oração das vésperas e o terço missionário. A missa será às 19h.
Também teve início hoje o Festival da Juventude com uma grande variedade de atividades culturais e artísticas em diversos pontos da cidade. Jovens de diferentes países se encontraram nas ruas centrais do Rio e contagiaram a cidade com seu entusiasmo e alegria e com o colorido das camisetas, bandeiras e mochilas.
A mensagem do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, aos milhares de jovens de todo o mundo reunidos sob a chuva e o vento na praia de Copacabana, foi um convite. Os jovens que o cercavam na tradicional missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude foram convidados a se comprometerem com um novo mundo, a contagiarem todos com alegria e a serem protagonistas, como sentinelas da manhã, de um novo amanhecer de esperança. "Vamos construir pontes em vez de muros", afirmou em sua homilia.
Desde as primeiras horas da manhã, os jovens chegavam à praia de Copacabana. Às 15h, tiveram início as apresentações de artistas nacionais e internacionais, que transformaram a tarde chuvosa em um momento de fraternidade. A chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ, marcou o início do momento de oração, que culminou com a celebração eucarística, presidida por Dom Orani. Para o Arcebispo, é hora de despertar a confiança e a esperança para que elas sejam as molas propulsoras de um “amanhã de luz”. A mensagem aos jovens é da esperança que vem da fé em Cristo, o melhor presente para dar aos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário