quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Idéias e propostas surgidas na reunião da Equipe de Apoio do dia 22/10/11 !

Idéias e propostas surgidas na reunião da Equipe de Apoio do
Projeto de Formação Missionária para Jovens, realizada em 22/10/11

Participantes: Irmã Ana Elídia, Fabrícia, Fernanda, Irmã Eliane, Vinicius, Manoel e Haroldo.

A) Idéias e propostas de conteúdos, dinâmicas e metas/objetivos para a 1ª eEtapa do curso:

         Por primeiro, a Irmã Eliane (Congreg. de São José) sugeriu que não denominássemos como “curso” aquilo estamos desenvolvendo, mas que chamássemos de “FORMAÇÃO”. Assim, poderíamos designar de “formação missionária”.

         A aludida irmã também propôs que o curso inicial (1ª Etapa) tivesse a duração de quatro meses. Conforme a sugestão do Weder (via e-mail), esta 1ª Etapa teria dois encontros/reuniões mensais. Portanto, haveria oito encontros/reuniões nesta fase inicial.

         Também conforme a sugestão do Weder (e a concordância dos demais que participaram desta reunião), a 1ª Etapa teria início em março de 2012, após o Carnaval. Deste modo, seria finalizada em junho (duração de quatro meses).

         Considerando os aspectos acima sugeridos, propomos (proposta inicial feita pela Irmã Ana Elídia) que os membros da Equipe de Apoio reflitam e preencham o quadro abaixo (até 31/10/11, se possível) conforme suas idéias, possibilidades e de acordo com os “conteúdos” que relembramos nesta reunião (os quais serão enviados via e-mail para todos, em “power point” – encontro do dia 13/08/11), enviando por e-mail para o Vinicius:

1ª ETAPA


         Conteúdo
          Dinâmica
     Meta/objetivo
1



2



3



4



5



6



7



8





         Tratam-se de oito conteúdos a serem escolhidos para os oito encontros da 1ª Etapa da formação missionária.
B) Etapas sugeridas e proposta do objetivo central da 1ª Etapa:

1ª Etapa: Objetivo central: Construir um ambiente de relacionamentos interpessoais, a partir do auto-conhecimento e da percepção de si próprio(a) como missionário(a).

2ª Etapa: Proposta – Relação com a sociedade e com o mundo, numa linha transformadora.

3ª Etapa: Proposta – Relação com Deus (na dimensão espiritual, bíblica e eclesial).

4ª Etapa – Proposta (sugerida inicialmente pela Fabrícia)– Concretização de um projeto de vida e encaminhamentos dos jovens para projetos missionários concretos (projeto pessoal e missionário de vida).


C) Conteúdos destacados pelo Vinicius como possibilidades para a 1ª Etapa da formação (com base nos “conteúdos” sugeridos no encontro do dia 13/08/11):

* auto-conhecimento (adquirir confiança)

* relacionamentos;

* afetividade e sexualidade;

* diálogo;

* diversidades;

* globalização;

* vocação;

* ansiedade; e

* tecnologia.

·        Tudo isso dentro de um enfoque de “ser missionário”.


D) Conteúdos técnicos e estruturais (com natureza curricular) apontados pelo Manoel, (com base nos “conteúdos” sugeridos no encontro do dia 13/08/11) para as quatro etapas do curso:

* justiça e paz;

* sexualidade;

* direitos humanos;

* fé e política;

* comunicação para a missão;

* multiculturalismo;

* sustentabilidade; e

* (questão missionária).


E) Algumas idéias pontuais que foram anotadas durante a reunião:

         Irmã Ana Elídia e Irmã Eliane: Precisamos ter uma base sólida para a criação de uma REDE missionária, pois este é o objetivo principal do projeto.

         Irmã Ana Elídia: Já existe muito material bom a respeito dos conteúdos apresentados para o curso, mas temos que reelaborar os materiais com o enfoque de MISSÃO (“ser missionário”).

         Fernanda: Inicialmente, temos que cuidar muito do lado emocional dos jovens. Como e quando trabalharemos isso na formação ?

         Haroldo e Fabrícia complementaram o que a Fernanda disse: Há uma desestrutura familiar e emocional, principalmente nas classes mais baixas, embora isso ocorra em todas as classes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário