Sejam bem vindos os novos seguidores do blog:
Irmã Rosa Porangaba (Congeragação de São José) e
Juventude Missionária Redentorista SP !
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
PROPOSTA PARA O PRÓXIMO ENCONTRO !!!
Trazer, se houver, mais conteúdos para o curso; e trazer idéias sobre como deve ser montado o curso (por exemplo, que atividades devem ocorrer e como devem ser distribuídas num encontro em que seja aplicado o curso; como deve ser montado um encontro para o curso).
O próximo encontro ficou marcado para o dia 24/09/11; às 14:00 horas, no mesmo local deste último encontro, ou seja, Rua Martinico Prado, 85, Vila Buarque (Sta. Cecília). Trata-se do prédio onde funciona a escola de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia - metrô Santa Cecília. A rua se localiza atrás da Santa Casa e fica perto do metrô.
ENCONTRO DE AGOSTO DE 2011 !!!
Relatório do encontro realizado em 13 de agosto de 2011, no espaço da Congregação de São José, localizado na Rua Martinico Prado, 85, em São Paulo/SP
6º Encontro do Projeto de Formação Missionária para as Juventudes
Estiveram reunidos nesse encontro os seguintes participantes: Haroldo; Fabrícia, Vinicius, Irmã Eliane (Congreg. de São José); Luciana; Manoel; André; Sérgio; Juliane; Nilda; e Fernanda.
O encontro principiou com a apresentação de três novas participantes: a Irmã Eliane, que conheceu o projeto através da Nilda, é religiosa da Congregação de São José e nos ajudou a conseguir o espaço para a realização desse encontro; a Luciana, que veio por intermédio do Vinicius, é professora, catequista e paroquiana da Paróquia São João Maria Vianney, localizada na Lapa; e a Fernanda, que chegou até nós pelas informações passadas pela Irmã Luzia, religiosa da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo. A Fernanda também é uma jovem vocacionada.
Em seguida, os demais participantes se apresentaram brevemente e o Vinicius fez um resumo do projeto para que todos os presentes pudessem estar inteirados, sobretudo nesta importante fase na qual estamos adentrando, que é o início da elaboração do curso propriamente dita.
Após tais apresentações e o resumo, o Vinicius propôs um momento de espiritualidade inicial. Neste sentido, distribuiu a cada um dos participantes uma filipeta, sendo que cada uma delas continha um trecho bíblico distinto do outro, os quais foram lidos um a um pelos presentes. Tais trechos evocam o amor e o cuidado que Deus tem para com o ser humano, sobretudo nos momentos mais difíceis de sua caminhada terrena. Após a leitura, fizemos um momento de reflexão e partilha sobre os textos, tendo como pano de fundo esta nova etapa do projeto, que é a apresentação dos conteúdos do curso.
Em seguida, os participantes se manifestaram inspirada e belissimamente, partilhando suas emoções e reflexões, dentre as quais destacam-se algumas, logo abaixo:
Houve muita ênfase na questão da confiança que devemos ter em Deus.
Além disso, alguns asseveraram: Quem mais, senão o próprio jovem, pode nos nortear num curso de formação missionária para as juventudes ? Neste sentido, devemos também ter confiança nos jovens, que muitas vezes não deixam de ser a nova face de Deus que nos é apresentada.
Falou-se também que o curso que pretendemos elaborar não é somente para as juventudes, mas também para os adultos e sobretudo para as congregações, a fim de que se atualizem e entrem verdadeiramente no novo mundo que está surgindo diante de tantas mudanças.
Outra lindíssima reflexão foi a seguinte: Devemos ser menos ansiosos. Não podemos ser caridosos fazendo as coisas com pressa.
Na parte central do encontro, realizamos uma dinâmica com um quebra-cabeça feito com cortes de cartolina: foram distribuídos cinco pedaços encaixáveis de uma cartolina no centro da roda dos participantes (como parte integrante da ambientação, inclusive). Os participantes se dividiram em duplas (os mais jovens, que estavam em três, formaram um trio), sendo que cada uma delas pegou um pedaço de cartolina e, após mais ou menos vinte minutos de reflexões em separado, escreveram no seu pedaço que conteúdos imaginavam que deveria ter o curso. Após uma breve pausa para lanche e café, retornamos os trabalhos e foi revelado que cada pedaço era parte integrante de um quebra-cabeça, o qual deveria ser montado naquela oportunidade. Após a montagem, que contou com a participação de vários participantes, verificou-se a falta de uma peça, uma pequena peça, cujo espaço se localizava no centro e acima de todas as outras. Neste momento, o Vinicius apresentou-a: era um pedaço de cartolina no qual estava escrito “DEUS”: o principal conteúdo; o conteúdo por excelência; o conteúdo de nossas vidas; o fundamental e essencial; Aquele que não pode faltar ! Assim, o pedaço com o Seu nome foi colocado no lugar !
Após a dinâmica e a montagem do quebra-cabeça, cujas peças, frise-se, traziam os conteúdos do curso que foram escritos pelas duplas, fizemos a leitura de tudo e também um debate sobre os conteúdos e suas possibilidades. Foi um momento riquíssimo, no qual todos se sentiram à vontade para exporem suas idéias e comentários.
Os conteúdos e reflexões oriundos da dinâmica acima mencionada foram os seguintes:
Jovens:
- Auto conhecimento (adquirir confiança)
- Projeto de vida (conhecer objetivos, como chegar, oportunidades e obstáculos)
Conteúdos específicos:
- Fé e política; oportunidades; comunicação; ecologia; relacionamentos; e sexualidade e afetividade.
Demais participantes:
1ª Dupla:
- Direitos Humanos; justiça e paz; sustentabilidade; sexualidade; livre-arbítrio; formação pastoral; e ecumenismo.
2ª Dupla:
1. Intergeracionalidade – ser missionário no diálogo.
A partir do diálogo,
2. Comunicação para missão – TIC´s – redes sociais – o papel da comunidade – expressão do jovem.
3. A missão na sociedade multicultural.
4. Diversidades.
3ª Dupla:
- Diálogo inter-religioso; direitos humanos; cultura e paz; mediação de conflitos; relação de gênero (homem, mulher e homossexual); formação pastoral/ministerial.
4ª Dupla:
- Espiritualidade; intergeracionalidade; o valor da sexualidade; globalização / sustentabilidade e vida no planeta; ansiedade e depressão; vocação (realização pessoal) e mudança da realidade social; cultura e lazer; família (identificação do que ela é hoje e promoção do seu fortalecimento); como a tecnologia afeta a vida; relacionamentos; e comunicação para a paz.
Seguem abaixo algumas das reflexões e ressonâncias trazidas pelos jovens diante dos conteúdos acima:
“Se o jovem tem um projeto, tem auto-confiança e menos ansiedade. Assim, há um risco menor de ter depressão”.
“O auto-conhecimento é muito importante. Porém, só se conhece e se sabe das suas potencialidades e possibilidades nas horas de necessidade”.
“O auto-conhecimento deve ser o ponto de partida do curso”.
“Também devem ser tratadas as seguintes questões: política; e fé e política”.
“Não devemos nos esquecer de utilizar sempre uma “linguagem jovem””.
Ademais disso, a Fernanda, que participou pela primeira vez, fez questão de responder às questões que foram discutidas nos dois encontros anteriores, o que enriquece ainda mais as nossas reflexões:
Questões e respostas da Fernanda:
1. O que é ser um jovem missionário ?
É praticar a caridade.
2. O que é necessário fazer para se tornar um jovem missionário ?
Aceitar o que é diferente, ou seja, pessoas ou outras religiões e outras diferenças.
3. O que o jovem busca nos dias de hoje ?
A maioria dos jovens está ligada no mundo materialista, deixando a religião de lado. O certo é fazer o jovem se interessar pela religiosidade.
4. O que o jovem busca na religião e no meio religioso ?
A minoria dos jovens busca uma formação religiosa.
5. O que é ser jovem hoje ?
É saber respeitar as diferenças.
Em seguida, foi exibido o vídeo denominado “Águia e sua história”. A partir dele, foram abordadas as dificuldades, os momentos de sofrimento, de recolhimento e de renovação da vida. Também fizemos uma relação com esse nosso projeto, o qual não se constrói para cima e repentinamente, como um vôo rápido que logo culmina numa queda, mas sim como a decolagem de uma águia, que enxerga ao longe o horizonte e sabe aonde quer chegar (link do vídeo na internet: http://www.youtube.com/watch?v=czmwMyIYt_s ).
Após o vídeo, foi colocada para os presentes, sobretudo aos jovens, a seguinte proposta (para ser contemplada no próximo encontro: Trazer, se houver, mais conteúdos para o curso; e trazer idéias sobre como deve ser montado o curso (por exemplo, que atividades devem ocorrer e como devem ser distribuídas num encontro em que seja aplicado o curso; como deve ser montado um encontro para o curso).
O próximo encontro ficou marcado para o dia 24/09/11; às 14:00 horas, no mesmo local deste último encontro, ou seja, Rua Martinico Prado, 85, Vila Buarque (Sta. Cecília). Trata-se do prédio onde funciona a escola de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia - metrô Santa Cecília. A rua se localiza atrás da Santa Casa e fica perto do metrô.
O encontro foi encerrado com belíssimas e inspiradas orações e pedidos espontâneos dos participantes, bem como com a “Oração do Jovem Protagonista”.
Que a Paz do Senhor esteja sempre com todos vocês !
São Paulo, 16 de agosto de 2011.
(Vinicius secretariou).
Assinar:
Postagens (Atom)