segunda-feira, 25 de abril de 2011

Recado para todos!

Caros amigos:





Quem lhes escreve é o Vinicius.



        Sou missionário leigo da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo, a qual compõe a Família Arnaldina.


        Eu e a Irmã Ana Elidia, Missionária Serva do Espírito Santo, gostaríamos muito de contar com a sua experiência e seus contatos a fim de desenvolvermos o PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO  E FORMAÇÃO MISSIONÁRIA PARA JOVENS que estamos iniciando
em São Paulo.
 

        Através dele, pretendemos atingir jovens nas escolas e principalmente nas paróquias, de  realidades diversas (incluindo jovens de ambos os sexos). Nossa intenção é genuinamente missionária e no intuito de formarmos uma REDE interligada de grupos de jovens.
 

        Em apertada síntese, o projeto consiste em formar e capacitar monitores e/ou educadores, de preferência jovens, que sejam voluntários, para formarmos grupos de jovens nos quais tais monitores irão atuar. Estes grupos constituirão uma rede interligada, primeiramente em São Paulo, mas, a médio ou longo prazo, em outros estados também, sendo que o objetivo principal com relação a esses grupos é fornecer aos jovens uma formação integral, não apenas cristã/religiosa/teológica (este é o objetivo principal, evidentemente), mas também humana, fraterna, social, ecológica e etc... Pretendemos criar uma espécie de curso, com apostilas (virtuais e impressas, se necessário, para os jovens que não têm acesso à internet) e fôlderes, realizando ainda alguns encontros para jovens, com música e tudo mais.
 

        Inicialmente, estamos contatando várias pessoas que atuam com a juventude e pretendemos formar um grupo de reflexão para que nos ajudem a entender melhor os jovens e a conquistá-los. Concomitantemente, pretendemos formar um grupo inicial de jovens, constituído por 12 ou 15 membros, a fim de propor-lhes que sejam co-criadores do projeto, juntamente conosco; isto é, não queremos criar um projeto à revelia dos jovens, pois não seria uma opção acertada, por melhor que fossem nossas intenções. Na verdade, queremos ouví-los bastante, através deste grupo inicial a ser formado, em reuniões mensais ou quinzenais com eles, a fim de montarmos juntos o projeto propriamente dito, conforme os jovens nos nortearem, NUMA FORMA DE O JOVEM SER O PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA EVANGELIZAÇÃO, capacitando-os ainda para evangelizarem outros jovens e multiplicando assim a presença de Jesus Cristo entre eles !


Deste modo, gostaríamos de contar com vocês para, se possível, integrarem conosco o GRUPO DE REFLEXÃO supracitado e ainda contatarem jovens que eventualmente conhecerem, inclusive das paróquias, que puderem se interessar pelo projeto e participarem dele conosco, integrando o GRUPO INICIAL DE JOVENS supracitado a fim de serem co-criadores do aludido curso!



        Pretendemos que esses dois grupos acima citados sejam formados neste mês e que possamos marcar uma primeira reunião NO FIM DE FEVEREIRO ou no COMEÇO DE MARÇO, conforme as pessoas forem se interessando e mantendo contato conosco.



        Gostaríamos que o GRUPO INICIAL DE JOVENS fosse formado por jovens engajados e com perfil criativo. Jovens que queiram ser co-criadores e protagonistas da elaboração do curso de evangelização de jovens, a fim de que participem dando idéias e criando o curso, passo a passo, conosco e com a equipe de reflexão. A idéia é que tais jovens possam se reunir conosco uma ou duas vezes por mês, a fim de prepararmos o curso de evangelização para jovens missionários e, aos poucos, divulgarem o curso, iniciarem conosco a aplicação do mesmo e serem agentes multiplicadores para a formação de novos grupos de jovens.



        Por fim, agradeço a atenção e aguardo eventuais contatos daqueles que se interessarem em caminhar juntos conosco.





Fiquem com DEUS !



Vinicius e Irmã Ana Elídia.



E-mails para contato: oscarviniciusgonzales@hotmail.com

                                   jovensprotagonistas@ssps.org.br



Telefone para contato: 9259-6949.

Oração do Jovem Protagonista




Querido Senhor,



Olhe para nós e veja esta nossa pura e justa disposição,

Que se traduz na profunda vontade de servi-Lo em um grande propósito,

O propósito de amar outros jovens como a nós mesmos e de fazê-Lo conhecido !



Fortaleça-nos constantemente, Deus Forte, nesta árdua missão,

Encoraja-nos, Cristo Jesus, a descobrir as diversidades abençoadas das juventudes,

Que nada mais são do que o reflexo da Sua Grandeza e do Seu “Ser Infinito”.



Capacita-nos para protagonizar nossa própria evangelização, que nunca se acaba.

Ajuda-nos, assim, a construir o hoje e o amanhã do planeta que sofre,

Mantendo as juventudes firmes e alegres na caminhada...



Amém !

Relatório 1ºEncontro do grupo de jovens e fotos




1º. Encontro com Jovens

Projeto de Formação Missionária para as Juventudes

26 de março de 2011



Acolhida e Introdução:

O encontro começou com um canto e acolhida seguida de reflexão à luz de João 14, 12- 16. Vinicius, que coordenou o encontro, motivou o grupo dizendo que fomos escolhidos para participar de uma missão especial e formar uma equipe, um time evangelizador, militante e engajado. Após a leitura do evangelho houve um breve momento de silêncio e em seguida algumas pessoas partilharam acentuando a importância da promessa de Jesus, dando-nos a possibilidade de fazermos o que Ele fez e coisas ainda maiores, o que nos possibilita assumir o desafio da evangelização das juventudes. Isto é possível pela força do Espírito Santo que Jesus nos envia.



Objetivos do Encontro:

Em seguida foram apresentados os objetivos do encontro: conhecermo-nos uns aos outros e conhecer a proposta do projeto, ou seja, a missão especial para a qual estamos sendo chamados.



Nossos líderes:

Então, Vinicius convidou o grupo a conhecer quem são os nossos líderes, aqueles a quem queremos servir e com os quais contamos com a luz e a direção espiritual (1ª apresentação em “Power Point”): Deus Uno e Trino, Nossa Senhora e os santos que fazem parte das famílias religiosas que estão apoiando o projeto.



Equipe de Apoio:

Também foram apresentados os participantes da “Equipe de Apoio” que estavam presentes, esclarecendo que esta equipe também faz parte do projeto, é constituída por pessoas com experiência no trabalho com jovens e tem como objetivo, a partir do protagonismo dos próprios jovens, dar encaminhamento ao projeto, colaborando para que este possa se concretizar. Na equipe de apoio há missionários(as) leigos(as); irmãs religiosas; catequistas; padres, alguns jovens; pedagogos; jornalistas; teólogos; psicóloga e advogado.



Apresentação dos participantes:

Para o grupo se conhecer foi feita uma dinâmica de apresentação em grupos de três. Depois de dizer quem é, de onde vem e o que faz, cada um foi convidado a partilhar qual é o dom ou qualidade mais importante que gostaria de oferecer para esta missão de evangelização.

Depois da partilha em grupos, foi feito um círculo e cada qual se apresentou a todo o grupo sendo acolhido pela frase: “Bem vindo ............, você é muito importante para a missão que Deus nos enviou”.



Participantes:

Nome
Algumas informações
Dom para a missão
Hevilaine
Pertence à Par. São João Batista do Brás, Região Belém, missionária ligada à RCC, coordenadora do Grupo de Oração e realiza trabalho missionário com os jovens.
Não colocar limites à vontade de Deus.
Ir. Ernesto
Da congregação dos Missionários Redentoristas, trabalha há muitos anos com a Pastoral Vocacional e com a juventude.
Ampla experiência missionária e com a juventude para oferecer.
Elenir
Pertence à Par. N. Sra. de Fátima e atua na Coordenação da Liturgia e é capacitadora da Pastoral da Criança,
“Eis me aqui” – disponibilidade para o que Deus quer.
Fabrícia
É da Par. São Alberto Magno, participa do grupo dos Missionários Leigos do Deus Uno e Trino, é psicóloga há 15 anos. 
Persistência para seguir a Deus
Ulysses
É músico e toca nas missas da Paróquia Santo Alberto Magno.
Dom da música
Igor
Pertence à Par. N. Sra. de Fátima e há 4 anos está no grupo dos Vicentinos. É Coordenador dos coroinhas e catequista.
Dom da caridade e poder ajudar.
Sérgio
Vem da Paróquia São Paulo Apóstolo e participa da Pastoral da Juventude. 
Informática e Internet
André
Par. São Paulo Apóstolo, é coordenador da Pastoral da Juventude e atua na Crisma.
Dom de pensar em todas as possibilidades para buscar alternativas de solução.
Juliane
Pertence à Par. São Paulo Apóstolo, atua na Pastoral da Criança e na Pastoral da Juventude.
Facilidade para lidar com as pessoas e persistência.
Gerson
Missionário Verbita da Comunidade do Jardim Miriam. Acompanha a Pastoral da Juventude.
Dom da liturgia e do canto.
Nilda
Pertence à Par. N. Sra. de Fátima e acompanha as comunidades Casa Branca, Santa Rita e São João.
Dom da esperança de um bom trabalho.
Jeremias
Missionário Verbita da Indonésia. Está chegando à Vila das Belezas (Par. N. Sra. de Fátima)
Dom da escuta para buscar soluções.
Aline
Par. S. Alberto Magno. Trabalha na catequese e liturgia.
Estar junto com os jovens, escuta e canto.
Vinicius
Advogado, casado com Fabricia, 2 filhos. Par. S. Alberto Magno, Reciclázaro, Associação Palavra Viva e Dimensão Missionárias das Servas do Esp. Santo.
Vocação para a evangelização e a missão.
Experiência como pai e marido.
Weder
É de Rubim, Vale do Jequitinhonha (MG). Missionário Verbita, cursando Teologia. Mora em Diadema e trabalha com os jovens na Par. Sto. Arnaldo e Com. São Judas Tadeu.
Disponibilidade para os jovens e servir com alegria
Ir. Ana Elídia
Missionária Serva do Espírito Santo, participa da Par. S. João Batista do Brás, é jornalista. Acompanha o projeto, Associação Palavra Viva e o trabalho da congregação.
Experiência em  Comunicação e paixão pela missão.
Priscila
Pastoral da Juventude Estudantil
Assessoria



Apresentação da proposta do projeto:

Vinicius introduziu a 2ª apresentação em “Power Point” com um resumo da proposta de se criar um curso ou programa de formação missionária para jovens. Desejamos que este curso responda às necessidades dos jovens e seja construído a partir deles e com o jeito de ser deles. Por isso será um trabalho conjunto de co-criação, buscando as melhores maneiras de atingir os jovens e prepará-los para que evangelizem outros jovens.



Após o “Power Point” foi aberto espaço para perguntas e esclarecimentos a respeito do projeto. Foi esclarecido que não sabemos ainda como será o curso de formação missionária pois, justamente, queremos construí-lo junto com os jovens para que não seja algo alheio às suas buscas, necessidades e desejos. Por isso esperamos dos jovens que assumirem o projeto que participem da criação do mesmo, com a ajuda da equipe de apoio.



Alguns participantes se manifestaram reforçando a proposta de começar a partir dos jovens; compartilhando a dificuldade e o desafio que é abordar jovens que estão envolvidos com drogas e dizer a eles o quanto são preciosos para Deus. Disseram que é uma proposta ambiciosa, uma vez que pretende atingir também as escolas e que é importante fomentar a formação para a juventude, criando estratégias de evangelização para que esta aconteça na comunidade. Neste sentido, além da participação dos jovens, foi sugerido que os participantes adultos poderiam levar a reflexão para os grupos de jovens e de crisma e depois trazer a contribuição deles para o projeto, fazendo um papel de mediação.



Trabalho em grupos:

Diante da proposta apresentada, tanto os jovens como os membros da equipe de apoio e adultos que vieram para conhecer o projeto foram convidados a se agrupar e refletir como se sentiam diante da proposta. Como ponto de partida foram sugeridas as seguintes alternativas:



a) Com desejo de participar. Por quê ?

b) Com receio de participar. Por quê ?

c) Nenhuma das duas anteriores. Explicar.



Plenário:

Os jovens se reuniram num único grupo e apresentaram uma síntese de sua reflexão:



Há vontade de participar. Por isso sugerem incentivar os jovens para que se sintam parte importante no grupo. Não apenas convidar e levar à Igreja onde participam um tempo e depois vão embora. É importante envolvê-los em tarefas nas quais se sintam responsáveis.



Também estão sentindo receio em participar, pois há dificuldades em traçar metas e  problemas com disponibilidade, uma vez que têm outras atividades e compromissos com a própria pastoral, mas também com estudos, trabalho, família, etc. Expressaram que não poderiam assumir mil coisas para depois não darem conta.

Apresentaram algumas necessidades dos jovens: músicas mais jovens; mais dinamismo e mais espaço nas paróquias. Sugeriram também incluir o teatro e a música.

Trouxeram como proposta trabalhar a afetividade e a sexualidade abertamente, pois há muitas dificuldades nesta área. Não basta falar em educação sexual nas escolas, é preciso falar do jeito certo.  Não é resumir sexualidade e afetividade numa coisa só. Esse tema está à flor da pele do jovem e é necessário trabalhá-lo de forma integrada, senão experimentamos as conseqüências, pois não se pode negar a sexualidade humana.  Também trabalhar a espiritualidade e uma formação integral que envolve a fé e a política. Muito importante também é trabalhar o Projeto de Vida dos jovens e pensar como cativá-los.

Grupo de apoio:

Os participantes mais experientes fizeram dois grupos e partilharam o desejo de participar, mas também a dificuldade em conciliar com outras atividades, o que impossibilita a participação em todas as reuniões.

Salientaram a importância de integrar outras pessoas no projeto, convidando ou consultando os jovens de suas comunidades e paróquias.

Falaram que gostaram da proposta de aprender juntos, cada um trazendo a sua contribuição. Disseram que estão de acordo com o projeto e que vale a pena investir nele, dispondo-se dentro das possibilidades e trazendo experiências para serem partilhadas.

Encaminhamentos:

Diante das dificuldades apresentadas pelos participantes foram levantadas várias alternativas, tais como a busca de um local mais central, o revezamento entre as paróquias, visita da equipe de apoio aos grupos de jovens das paróquias e a realização de encontros de dia todo a cada dois meses. Depois de conversar sobre as várias possibilidades, ficou combinado que o próximo encontro será no dia 30 de abril, às 14 horas, no Convento Santíssima Trindade, com as duas equipes, a dos jovens e a de apoio. O grupo concordou que pelo menos nos próximos três meses deveriam fazer encontros mensais que ajudassem a criar uma identidade de grupo e depois estudar a possibilidade de encontros de dia todo a cada dois meses.

Para facilitar a integração e a comunicação entre os participantes do projeto e também com outros jovens foram feitas algumas propostas tais como a criação de um blog ou de um site, ou pelo menos um e-grupo. Neste sentido, o jovem Sérgio se colocou à disposição para ajudar a pensar num blog para disponibilizar as informações. Ir. Ana Elídia fará o relatório do encontro e Vinícius enviará para todos os participantes junto com as apresentações em Power Point. Priscila da PJE falou de sua dificuldade de participar dos encontros mas colocou-se à disposição para ajudar como assessora.

Dados os encaminhamentos o encontro foi encerrado com a Oração do Jovem Protagonista e um canto.